quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nem só de capelete vive a Família Ragonezi....

Boa tarde, amigos!
No fim do ano, além do capelete, também é tradição na nossa família a famosa “Queca” (um típico bolo inglês). Minha avó paterna e minhas tias- avós, que nasceram em Nova Lima, costumavam fazer este bolo. Já ouviram falar?  Não?! Olha a história então...

“Os ingleses, que chegaram à  Nova Lima  para explorar as minas de  ouro,  exerceram muitas influências nos hábitos, na linguagem, na cultura e culinária do povo novalimense. A Queca é um bolo de origem inglesa, que foi trazido para cidade nesta época e tornou-se um prato tradicional entre os nova-limenses.
No período natalino, as famílias nova-limenses fazem o bolo, o “Christmans Cake” que, como muitas outras palavras de origem inglesa, acabou virando “queca”.  O bolo de cor escura leva ingredientes como frutas cristalizadas variadas, nozes, castanhas, passas, avelã, ameixas e o tradicional conhaque para aromatizar.
Em 2010, a Prefeitura de Nova Lima promoveu o “Festival da Queca e Tradições da Culinária Nova-limense”, para divulgar e resgatar esse produto que faz parte da história da comunidade de Nova Lima.”

Fonte:

Hoje, além das irmãs da minha avó, quem herdou a receita foi minha mãe, sempre incentivada pelo meu pai. Dá um certo trabalho fazer a queca, mas sei também que ela faz de coração, pois sabe o quanto ele saboreia cada pedaço desta doce lembrança de Nova Lima...

Ingredientes:

- 1 kg de farinha de trigo
- ½ kg  de açúcar refinado
- ½  kg de manteiga
- 14 ovos
- 2 colheres de sopa de pó royal
- 1 xícara de conhaque
- 1 xícara e meia de calda de açúcar queimado
- 400 gramas de ameixa sem caroço picada
- 400 gramas de passas sem caroço
- 400 gramas de frutas cristalizadas picadas
- 400  gramas de avelã (*)
- 400 gramas de castanha do Pará (*)
- 400 gramas de nozes (*)
- 400 gramas de amêndoas (*)

 (*) Estes ingredientes devem ser passados no processador.



Modo de Preparo:

Numa  batedeira coloque as gemas, a manteiga e o açúcar refinado.  Bata até ficar  cremoso. Reserve as claras. Adicione o trigo, alternadamente com a calda e o conhaque.
Em outra vasilha, coloque as frutas cristalizadas, as passas, as ameixas pretas picadas e jogue um pouco de farinha de trigo. Misture e depois acrescente as nozes, avelãs, castanhas do Pará e as amêndoas. Junte estes ingredientes à massa.
Bata as claras, coloque o fermento e despeje na massa. Mexa até ficar homogênea.
Despeje a massa  nas formas untadas e forradas com papel manteiga.  Coloque pedaços de nozes por cima da massa já nas formas, para decorar.
Leve ao forno pré-aquecido por uma hora e meia, a 150°C.  Coloque as formas em cima de um tabuleiro com água para assar e para que elas fiquem mais macias. Esta receita rende de 8 a 10 quecas, dependendo do tamanho da forma.

                                                  Tio Ézio com a mão na massa!

                                                  Tia Lu com a massa prontinha....

                                       A massa foi colocada em formas individuais

                                 Hum.....acabaram de sair do forno? Vai um "pedacim" ai ?




  

Um comentário: