Quando começamos a pegar gosto pela culinária, fomos descobrindo também os condimentos, temperos, ervas e especiarias que realçam o sabor dos alimentos e fazem TODA diferença em uma receita. Antigamente, mal passávamos perto deste setor no supermercado, hoje estamos sempre procurando algo por lá. Pena que não moramos em Belo Horizonte... senão, não sairíamos do Mercado Central...deve ter tudo naquele lugar!
Que tal aprendermos mais e descobrir como estes “ temperinhos” podem deixar nossos pratos muito mais requintado. Segue aí....Bjuuuuuuu
Alecrim - Fica muito bom em assados. Casa bem com carne vermelha, frango ou peixe. Dá um toque especial a batatas.
Sálvia - Perfeita para temperar aves. Você pode colocar algumas folhinhas na hora de cozinhar o arroz para deixá-lo com um gostinho especial. Muito usada na culinária italiana, faz uma dupla perfeita com a manteiga para acompanhar um belo prato de macarrão.
Orégano - Indispensável nas pizzas, vai muito bem em ensopados de carne, de frango ou de legumes variados.
Louro - Embora seja muito usado no Brasil como tempero aromático do feijão também pode ser adicionado ao preparo do arroz. O efeito, incrível, é um dos grandes segredos de restaurantes consagrados. Basta colocar uma folha lavada na água borbulhando enquanto o arroz cozinha.
Coentro - Mais conhecida como tempero de peixe, essa erva também fica bem no feijão e como acompanhamento de saladas de folhas. Só tome cuidado para não exagerar, com sabor acentuado, o coentro pode acabar roubando a cena do almoço ou jantar.
Manjericão - Estrela da culinária italiana, enriquece qualquer molho de tomate. Amassado com azeite e nozes picadas vira um delicioso pesto para acompanhar massas e pães.
Salsa - Natural da Europa, a salsa(conhecida também por salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-hortense) foi trazida para o Brasil no início da colonização. É comercializada fresca(em maços) ou seca(desidratada em saquinhos) que é menos aromática. Combina com batata, legumes, sopas, ensopados, saladas, carnes, frango e peixes de água doce.
Erva-Doce - De aroma adocicada, as sementes entram no preparo de infusões, peixes, legumes, bolos e biscoitos.
Hortelã - Tem um dos sabores mais populares do mundo, é o mesmo tempo refrescante e ardida, com fragrância adocicada. Nativa do sul da Europa e mediterrâneo, facilmente se adptou ao Brasil. Na culinária ocidental é usada para dar sabor a berinjelas, abobrinhas, ervilhas, batatas e tomates. Vai muito bem também com carne de frango, porco e vitela. Na culinária árabe a hortelã é essencial para o tabule, e perfeito para acompanhar o quibe.
Gengibre - É uma raiz rica em propriedades terapêuticas, muito utilizada como condimento e remédio caseiro pelo menos por 5000 anos, originário da Ásia. O emprego do gengibre na culinária proporciona verdadeiras surpresas. Podemos utilizá-lo seco, na forma de pó que deixa muito a desejar em sabor e aroma; o fresco é mais aromático. Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados ( assados, ensopados,costelas), quanto nos doces e sob diversas formas.
Açafrão - Um dos condimentos mais caros do mundo é muito potente e essencial na paella espanhola, na bouillabaisse francesa, no risoto alla milanese e em pratos marroquinos. É encontrado também em pó.
Açafrão-Da- Terra - De sabor ligeiramente picante, existe varias versões em pó e raiz fresca. No nordeste, entra no preparo de arroz, peixadas e pirão.
Anis-Estrelado - De sabor forte e aroma doce, vai bem com peixes, frutos do mar, frango, pães, biscoito e doces.
Canela - Quanto mais fina é a casca, melhor é o seu sabor. Aparece na culinária mundial em receitas doces (arroz-doce, bolos, bebidas e chocolate) e salgadas ( carnes e ensopados), em pau ou moída.
Cominho - De aroma acentuado e sabor fresco, esse condimento é muito comum na cozinha árabe, no Extremo Oriente e na América Latina. Combina bem com outros temperos.
Cravo-Da- Índia - De sabor intenso e ligeramente picante, o cravo pode incrementar o sabor de doces, assados e bebidas em geral.
Mostarda - Os grãos servem para realçar o gosto de conservas, batatas cozidas e receitas de carne de porco. Já a mostarda em pó é ótima opção para caldos, sopas e molhos.
Noz-Moscada - Essa semente perfuma receitas à base de leite e creme de leite, como purês e molhos brancos, com vegetais como cebola, couve-flor, espinafre e batatas, além de bolos.
Páprica - De sabor picante ou doce, esse condimento deriva de um tipo de pimentão de cor vermelha-escura. É bom em molhos e ensopados de carne ou frango.
Pimenta-Rosa - Suave e decorativa, pode ser usada para acompanhar uma salada verde ou para dar um toque levemente picante ao vinagrete.
Pimenta Calabresa Seca - Essa variedade seca e flocada é excelente para dar sabor bem picante a molhos e temperar carnes. Deve ser usada em pequenas quantidades, com muito atenção.
Pimenta-Do-Reino - Nas versões preta(colhida verde, com a polpa, que depois escurece) e branca (colhida madura, sem a polpa), é encontarda em grãos ou já moída. Tempera molhos, carnes, saladas, maionese e uma infinidade de pratos.
Pimenta-Da-Jamaica - Como o nome sugere, é nativa da América Central e a principal produção vem da Jamaica. É também conhecida como allspice, sabor ligeiramente picante. Inteira ou moída, vai muito bem em marinadas, picles e receitas de bolo com mel.
Cardamomo - A essência aromática está nas sementes dentro das cápsulas. Serve para aromatizar doces, salgados e algumas bebidas, como chás.
Gengibre - É uma raiz rica em propriedades terapêuticas, muito utilizada como condimento e remédio caseiro pelo menos por 5000 anos, originário da Ásia. O emprego do gengibre na culinária proporciona verdadeiras surpresas. Podemos utilizá-lo seco, na forma de pó que deixa muito a desejar em sabor e aroma; o fresco é mais aromático. Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados ( assados, ensopados,costelas), quanto nos doces e sob diversas formas.
Curry - O caril ou curry é uma mistura de especiarias. Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para confecção de inúmeras receitas, como o frango ao curry. Esse condimento é muito utilizado na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos.
Tomilho - Na porção européia que beira o Mar Mediterrâneo, surgiu esta erva. Versátil, aromatiza carnes e guisados, alimentos cozidos no vinho, patês, molhos e pães. Vai bem em peixes e frango, tempera queijos, compõe molhos, dá sabor especial a caldos, sopas e marinados...é excelente tempero para carnes. Deve ser usado com cuidado e moderação, pois tem sabor acentuado e pode roubar o sabor no qual sempre entra como um coadjuvante.
Let, tentei comentar varias vezes mas nao tava conseguindo...cabeça minha, queria te dar um presentinho...mas te entrego em breve....vc, ops, seu blog vai adorar kkkkk
ResponderExcluirbjbjbj
Pq sera que nao tava dando certo amiga? Hum....to curiosa com o presentinho!!!! hehehee
ResponderExcluirJa estou adorandooooooooooo
como vc esta? continua bela como aquele dia? Vc nao tem ideia o quanto feliz fikei de te ver aquele dia... ta taum linda....guerreira! Continue firme gata... bjo grande....e desde ja...obrigada pelo presente.....to curiosa...hehehe
Leticia
Let e Di!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Amei a ideia! Já li todos os posts antigos e mais recentes e fiquei com água na boca! Vou aproveitar várias dicas (a começar por aquele macarrão com a pera)! Esses blog vai entrar pra lista dos meus favoritas. Ahhh, adorei! Ainda mais q, como sabem, tbm adoro cozinhar e comer... rsrsr Uma pena q meu marido seja avesso a cozinhar... pq senão já ia incentivá-lo a fazer uns programinhas do tipo! Adorei!!! bjusss
ResponderExcluirQue bom que gostou da ideia sarinha....Volte sempre....vamos adorar sua visita viu? um bjo enorme....e mande receitas para a gente ta?
ResponderExcluirbjuuuuuuuuuu